A fresagem num pavimento asfáltico consiste no corte de uma ou mais camadas de um pavimento asfáltico por intermédio de processo mecânico a frio, efetuando-se cortes por movimento rotativo contínuo, podendo ser realizada em grandes áreas ou em apenas cortes precisos e intervenções menores.
Durante este processo, é necessário um controlo rigoroso sobre a profundidade da fresagem, uma vez que os pavimentos muitas vezes encontram-se em estados desnivelados e com variações de altura, com o objetivo de tornar a superfície fresada o mais uniforme, não só para garantir a não variação de massas asfálticas a colocar de seguida, como também para assegurar, em caso de necessidade, que o tráfego que se realize por cima desta superfície seja feito de forma confortável.
É realizado transporte de todo o material fresado durante o processo, para destino acordado. Uma vez concluída a fresagem, o pavimento encontra-se apto para receber novo revestimento. Por fim, o pavimento removido é posteriormente reciclado, o que é altamente benéfico para o ambiente.